Lugar estranho...
A Finlândia é um lugar estranho...
Como país, é o país perfeito. Não em termos de pessoas, mas em tudo aquilo em que nós dizemos que Portugal é um país de m****, a Finlândia é perfeita. É algo estranho. Para todos os sítios para onde olhe vejo planeamento urbanístico, organização, civilidade, responsabilidade, beleza. Não se vê vivendas por aqui, vêem-se prédios. É uma solução mais eficiente em termos de conservação de energia e calor, e de alojamento. Acho que também é responsável por fazer com que haja tanto espaço verde e ruas largas em volta. Os carros andam devagar. As regras são cumpridas e os serviços funcionam. Tudo é reduzido à simplicidade e funcionalidade. Não há insegurança, crime, corrupção, desigualdade social,...
Pagam-se muitos impostos, as coisas são caras e há muitas regras para obedecer, mas tu isso se traduz numa noção de grande liberdade. A liberdade de poder andar na rua sem medo nenhum a qualquer hora do dia e sem ter medo de ninguém, a liberdade de poder ter cabides sem vigilância na universidade e saber que as nossas coisas estarão lá quando voltarmos. A liberdade de poder organizar livremente a minha vida porque me são dadas todas as informações e sei todas as regras, e as pessoas cumprem a sua parte.
As pessoas podem não ser tão calorosas, mas isso não serve de desculpa para país nenhum. As relações sociais são algo que dependem de cada um nós e dos outros. A verdade é que quando temos tanta base de suporte, acabamos por ficar sem desculpas para não sermos melhores ou mais felizes. Aqui dão-te todas as condições que podes exigir... Depois disso, o resto depende de ti!
É algo surreal para quem vem do sul da europa...
Sim, é frio, as pessoas são frias, mas o resto está tudo cá. ;)